Blog

A melhor forma de preparo de injetáveis em SERINGA PREENCHIDA [VÍDEO]

Preparo de injetáveis em seringa preenchida.

Acompanhar as inovações e tendências é interesse de todo mundo, não é mesmo? Na área da saúde e nos dias de hoje, mais importante ainda!

Neste terceiro vídeo da série em que abordo recomendações para o preparo você vai conhecer dicas simples para utilizar uma seringa preenchida.

Meu primeiro contato com medicamentos apresentados numa dose única, pronta para uso, em seringa preenchida, foi em um estágio que fiz em farmácia hospitalar. Me recordo de como fiquei “encantada” com aquela tecnologia e parece que foi ontem que ouvi do meu então chefe “supermegablaster” que a seringa preenchida era a grande tendência: a melhor forma para medicamentos injetáveis. Ele, que ia sempre para congressos internacionais, sabia de “carteirinha” do que estava falando. De lá para cá, podemos dizer que no Brasil há uma expansão, mas o número de apresentações em seringas preenchidas corresponde menos que 10% do total.

E porque as seringas preenchidas são melhores?

Ao compararmos a administração pelas vias oral e injetável é importante considerar que a última tem mais riscos. Para aplicar uma injeção é necessário dominar uma técnica, o que exige aprendizado e habilidades. O fato de ser invasivo e desconfortável também não ajuda, além do risco de infecção no local da aplicação.

O uso de seringas preenchidas é uma forma de contornar estas “dificuldades”. Heparinas de baixo peso molecular, vacinas e medicamentos biológicos são classes que têm sido lançadas neste tipo de envase há anos.

Vantagens das seringas preenchidas

– Facilidade para o usuário (em muitos casos é o paciente ou um cuidador familiar). Não ter que fazer a aspiração do líquido pela seringa gera simplicidade e ganho de tempo (num hospital isso faz diferença).

– Segurança microbiológica pois na aspiração em ampolas e frascos há risco de contaminação.

– Precisão na dosagem pois a seringa apresenta uma dose pronta para uso. Como ela não é necessário entendimento e uso de escala de graduação.

– Redução no volume de resíduos para serem descartados.

Considerando tudo isso eu tenho uma recomendação para você, leitor: aprenda a usar este método (métodos, pois há vários tipos diferentes). Precisamos estar alinhados com as novidades para atender bem nossos clientes, nas injeções feitas e na educação em saúde. Foi por isso que eu preparei este vídeo que fala do preparo de injetáveis em seringa preenchida.

Seu paciente precisa de sua orientação, então assista o vídeo abaixo e continue estudando depois!

Mais conteúdo gratuito e de qualidade sobre diversos temas ligados à nossa área, basta dar mais olhada em nosso blog: Aplicar Conteúdos em Saúde.

Estamos nas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

E olha a novidade: : Envie #euquero  para (11) 94931.8480 com seu nome, profissão e de qual Estado você é. São muitos conteúdos interessantes para você.

Por aqui, sempre mais informações toda semana para que você, diariamente, faça a diferença no cuidado com o paciente.

Referências

Makwana S, Basu B, Makasana Y, Dharamsi A. Prefilled syringes: An innovation in parenteral packaging. Int J Pharm Investig. 2011;1:200–6