Preparo de injetáveis em caneta.
Se você trabalha em farmácia, já deve ter dispensado insulinas em refil ou caneta para aplicação, afinal o número de pessoas que convivem com o Diabetes só tem aumentado. Além disto, a lista de apresentações de insulinas e outros medicamentos para tratar esta disfunção tem crescido da mesma forma. Apresentações em canetas são cada vez mais frequentes também.
Infelizmente, o controle da glicemia (fundamental para evitar as complicações do Diabetes) pela maioria dos pacientes não é atingido como deveria. Falta informação ao paciente, falta educarmos estas pessoas corretamente.
Sobre o uso das canetas de insulina percebo nitidamente o quanto nós profissionais de saúde precisamos estar preparados e ensinar o paciente sobre o seu uso.
Se você já dispensou uma caneta, uma agulha para caneta ou um refil e queria saber muito como tudo isso funciona, assista a este vídeo! Tenho certeza que você vai se sentir cheio de poderes para ensinar seus pacientes a utilizarem corretamente as canetas. Espero, de verdade, que você aplique estes conhecimentos! 😉
Os tipos de canetas
As canetas de aplicação podem ser recarregáveis ou descartáveis.
As recarregáveis, ou permanentes, contêm um espaço para a inserção de um refil que contém o medicamento. Quando totalmente utilizado (esvaziado), este refil deve ser descartado e um novo será inserido.
As canetas descartáveis já vêm prontas para o uso. Elas contêm o medicamento e são descartadas quando seu volume chega ao final. São mais modernas. Novos medicamentos são lançados em caneta descartável em sua maioria, ao invés de refil.
O refil para caneta
Também conhecido como carpule ou penfil, o refil para caneta é um tipo de envase com formato próprio para uso dentro de uma caneta própria para aplicação de alguns injetáveis. O refil e a caneta devem ser do mesmo fabricante. Só assim é possível garantir a dose correta.
Medicamentos apresentados em caneta ou refil para caneta
As insulinas são os medicamentos mais comumente usados em canetas, mas outros hormônios (por exemplo: hormônio de crescimento) e medicamentos de uso contínuo (como a liraglutida) também são encontrados neste envase.
Detalhes, dicas e referências para você aprender a manipular as canetas estão neste vídeo. Deixe sugestões, comentários e principalmente compartilhe o conteúdo aprendido.
Ps: Esta semana já com novidades: Aplicar Testes! Uma maneira divertida para que você teste sua aprendizagem! Confira no Facebook e Instagram.
Ps 2: E-book sobre injetáveis ainda disponível gratuitamente. Aproveite, acesse este link e tenha acesso ao conteúdo: E-Book