A importância da Vacinação contra Gripe (Influenza) está provada e ficou bastante evidente na epidemia por H1N1 em 2009, que preocupou muita gente. Como resultado da disponibilização de uma vacina após alguns meses do aparecimento dos casos, esta epidemia foi controlada.
Por outro lado, hoje estamos todos torcendo para que uma vacina contra a Covid-19 seja logo desenvolvida e disponibilizada. Chega a ser irônica a situação, afinal, nos anos mais recentes assistimos quedas na cobertura vacinal de diversas vacinas com consequente reaparecimento de casos de Sarampo e um risco eminente do reaparecimento de casos de Poliomielite.
Infelizmente, o desconhecimento e a disseminação de fake news, dentre outras razões, levam algumas pessoas a hesitar, a duvidar se realmente devem ou não se vacinar.
Profissionais de saúde devem estar bem preparados para orientar os pacientes sobre as vantagens da vacinação e debater os mitos. E esta missão não é exclusiva para os que aplicam vacinas, ela é de todos!
E no caso da Vacinação contra a Gripe (Influenza), é bem provável que você já tenha ouvido várias vezes as seguintes perguntas:
- Vacinas contra Gripe podem causar esta doença?
- Preciso tomar todo ano esta vacina?
- Grávidas podem mesmo tomar a vacina contra Gripe? Mas só pode ser feita no final da gravidez, certo?
Estas são apenas algumas dúvidas que muitas pessoas têm. Pensando em ajudar você a se preparar para responder estas e outras questões, aconteceu uma live no Instagram da Aplicar Conteúdos em Saúde. Eu, Beatriz Lott, e a Karina Chiuratto, tivemos a participação de 285 participantes na aula ao vivo e a gravação ficou disponível por 24 horas para os seguidores da Aplicar no Instagram.
E nós recebemos inúmeros comentários a respeito desta aula ao vivo (live)! Muitas pessoas entraram em contato dizendo que não conseguiram assistir. Com resultado disso, resolvemos regravar o conteúdo e disponibilizar aqui para você, que segue a Aplicar!
Aulas gratuitas sobre Vacinação contra Gripe (Influenza)
O conteúdo inteiro sobre Vacinação contra Gripe (Influenza) foi dividido em cinco aulas, que você poderá assistir aqui, GRATUITAMENTE. Espero que aproveite para se atualizar!
Nesta primeira aula você vai aprender sobre qual é a proteção oferecida pela Vacinação contra Gripe (Influenza) na Campanha Nacional de 2020. Existem duas vacinas disponibilizadas, a quadrivalente e a trivalente e você vai conhecer mais a fundo as diferenças entre elas.
Na aula 1 você também vai saber qual é a composição das vacinas disponíveis para o período sazonal de campanha de vacinação do ano de 2020. A cada ano, esta vacina tem uma composição diferente. Como é feita a definição desta combinação? Veja também nesta videoaula. E você também saberá qual ou quais destas vacinas são disponibilizadas pelos sistemas público e privado no Brasil.
Você sabia que as vacinas contra Gripe (Influenza) contêm o antígeno de H1N1? E que “chama-la” de vacina de H1N1 não é correto? Assista esta primeira videoaula para entender isso.
Nesta primeira videoaula você também aprendeu que as Vacinas contra Gripe (Influenza) não protegem o vacinado contra a Covid-19, mas são altamente recomendadas durante a pandemia que estamos enfrentando em 2020.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe este post para seus contatos e assista também as videoaulas seguintes…
Na aula 2, você vai se preparar para responder à pergunta mais comum sobre Vacinação contra Gripe (Influenza)! A dúvida é se esta vacina pode causar a Gripe. Nesta aula entenda porque isso não pode acontecer e o que leva as pessoas a acreditar neste mito. São muitos detalhes e questões envolvidas! Assista a esta aula e deixe seu comentário (logo abaixo).
E será que é necessário tomar todo ano essa vacina? Diferente de outras vacinas que só dependem de um esquema vacinal ou outras que precisam de reforços apenas a cada 10 anos, a vacina contra Gripe (Influenza) é anual. Isso provavelmente é uma das causas de desconfiança pela população. Este tema é abordado na aula 3, que também aborda sobre qual é o público que deve receber esta vacina. Para este tema, você poderá aprender as diferenças das recomendações entre os sistemas público e privado para esta vacinação.
Na aula 4 você vai ter acesso a informações relativas ao esquema (número de doses) e volume da vacina contra Gripe (Influenza). Nem todas as pessoas sabem, mas, dependendo da idade, há variação. Quando se trata da primovacinação (até 9 anos de idade), a criança deve receber duas doses com intervalo mínimo de 30 dias. Há também algumas diferenças quando se comparam as recomendações de diferentes fabricantes. Tudo isso você encontra em detalhes nesta aula 4.
E para encerrar a sequência de aprendizado sobre Vacinação contra Gripe (Influenza), assista na aula 5 as orientações sobre Gestação e Vacina contra Gripe. É indicado? Pode ser feita? Em qualquer período? Qualquer apresentação de vacina contra Gripe pode ser feita nas gestantes? E ainda nesta mesma aula saiba quais são as contraindicações da vacina contra Gripe.
Espero que todo este conteúdo te ajude bastante, afinal, estar atualizado é fundamental e te ajudar neste propósito é a minha missão!
Aproveito para te dar duas dicas:
O próximo post deste blog vai trazer mais algumas aulas sobre este tema, porém especificamente sobre técnicas de aplicação das vacinas contra Gripe (Influenza). Fique atento para acompanhar esta publicação. Já se cadastrou para receber novos conteúdos? Se não, acesse este link e esteja sempre atualizado sobre injeção e vacinação.
A segunda dica é para te avisar que preparei, junto com a Karina Chiuratto, conteúdos incríveis para que você possa se atualizar: Acesse Vacinação Descomplicada para ficar atualizado e confiante nas decisões na sala de vacinas!