Se você tem acompanhado nosso conteúdos, deve ter lido no último artigo a importância de se tomar algumas medidas quando acontece um acidente com perfurocortantes na sala de injeção.
Não leu? Então clique aqui e acesse o artigo sobre isso.
Vimos vários pontos importantes que podem ser resumidos da seguinte forma:
– Prevenir sempre
– Não negligenciar o risco existente (não minimizar o risco!)
– Seguir as condutas indicadas
Para garantir que os profissionais de saúde tenham esses conhecimentos, mas acima de tudo, coloquem em prática, é necessário treinamento.
Segundo a RDC 44, “nos treinamentos, os funcionários devem ser instruídos sobre procedimentos a serem adotados em caso de acidentes e episódios envolvendo riscos à saúde dos funcionários ou dos usuários das farmácias e drogarias”.
Assim, farmácias devem investir em educação continuada. E abordar este tema, sempre!
Manter um informativo que fique sempre visível aos colaboradores na sala de injeção é uma outra medida de segurança bastante importante.
Este informativo servirá como um “guia” para orientá-los sobre o que fazer e o que não fazer após a exposição ocupacional a material biológico.
A seguir, você encontra um modelo, que poderá ser adaptado para a sua realidade. Inclua dados do estabelecimento de saúde que é referência para este tipo de atendimento e que fica mais próximo de você.
Para este preenchimento, faça antes uma pesquisa em sua localidade.
O que fazer após uma exposição ocupacional a material biológicoSuspender imediatamente a aplicação. Remover as luvas (se aplicável). |
Cuidados com a área expostaSe acidente percutâneo (perfuração através da pele): Deixar a lesão sangrar livremente (por ação da gravidade). Lavar exaustivamente com água e sabão (sem esfregar). Não massagear nem extrair sangue por pressão no local. Se Exposição de mucosas: Lavar exaustivamente com água ou solução salina fisiológica. Não usar medidas que aumentem a área exposta (cortes, injeções locais). Nunca aplicar soluções irritantes como éter ou hipoclorito. Antissépticos também deve ser evitados, pois eles não reduzem o risco de transmissão. |
Avaliação do acidente, orientações e aconselhamentoDirigir-se o mais breve possível para estabelecimento de saúde referência para a realização do atendimento pós acidente com exposição a material biológico. Diferentes medidas podem ser necessárias, dentre elas, exames e administração de medicamentos. O estabelecimento de saúde referência para este tipo de atendimento e que fica mais próximo desta farmácia é: Nome do estabelecimento: __________________________________ Endereço e telefone: _____________________________________________ Horário de funcionamento: ______________________________________________ Preencha os campos acima com dados do estabelecimento de saúde referência para a realização do atendimento pós acidente com exposição a material biológico na localidade desta farmácia. |
Gostou? Eu também preparei este informativo “Medidas pós acidente com material perfurocortante na sala de injeção” num formato para você fazer a impressão. Para acessá-lo clique no box abaixo.
As medidas recomendadas não se resumem apenas aos cuidados locais, avaliação e profilaxia, mas também é nossa responsabilidade fazer a notificação do acidente com perfurocortantes na sala de injeção. O registro deve ser obrigatório e através dos seguintes formulários:
- CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
- Preenchimento da ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de acordo com a Portaria n.º 777 de 2004.
Para conhecer melhor sobre a notificação do Sinan, acesse aqui.
Informe-se e atualize-se sempre. E conte com a Aplicar Conteúdos em Saúde para isso.
O que achou deste artigo? Deixe um comentário no fim desta página. Assim, vou saber se te ajudei e em que posso melhorar!
Aprenda aplicação de injeção!
Ao se cadastrar neste blog, você receberá conteúdos gratuitos diversos sobre aplicação de injeção e temas afins. Continue conosco!
Quer se aprimorar? Garanta sua vaga no Curso de Técnicas de Aplicação de injetáveis!
REFERÊNCIAS
- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS. Exposição a materiais biológicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.