Blog

Orientações e cuidados posteriores à Aplicação de Injetáveis

Aplicar uma injeção não se limita apenas à saber executar uma técnica ou realizar um procedimento. É importante estar atento a várias etapas, que começam bem antes de se aspirar a dose e não terminam no descarte dos resíduos! Num dos primeiros artigos que publiquei neste blog você encontra diversos pontos de atenção para você oferecer um atendimento de excelência. E existe um aspecto naquele texto que eu gostaria de ressaltar aqui. Na verdade, a minha intenção neste artigo é detalhar melhor este assunto: as orientações e cuidados posteriores à aplicação de injetáveis.

Todo mundo sabe bem que “a primeira impressão é a que fica”, certo? Certíssimo! Então, no acolhimento lembre-se:

– Dê oportunidades para o cliente expor suas dúvidas, medos (bem comuns em injeções) e outras demandas possíveis.

– Explique em linhas gerais como acontecerá o procedimento e solucione as dúvidas.

Mas atenção: Procure se comunicar adequadamente desde o início e não esqueça de encerrar o atendimento com toda atenção, cuidado e, especialmente, com orientações adequadas.

Abaixo, preparei algumas informações sobre aspectos que são geralmente fonte de dúvidas, relacionadas aos cuidados posteriores à aplicação de injetáveis, dos pacientes e também dos colegas que participam dos cursos de injeção que eu ministro.

Aqui estão disponíveis perguntas e dicas sobre cuidados posteriores à aplicação de injetáveis

1) Quando se forma um hematoma: É um erro? O que fazer?

Hematomas podem acontecer, podem ser evitados tomando o cuidado de fazer uma leve pressão no local (30 segundos a 1 minuto é suficiente). Nada de massagear o local pois isso pode promover vasodilatação. Se for colocado um adesivo, prefira aqueles que são individuais, pequenos e que sejam de fácil manipulação.

Agora se o paciente apresentar um hematoma no local da injeção, informe que não se trata de um erro e que ele não precisa se preocupar. Dentro de alguns dias a mancha roxa vai passar por uma alteração de cor e depois desaparecerá.

Nos casos em que há presença de dor em excesso, vermelhidão, edema, formação de um abcesso, um profissional de saúde deve avaliar. Se necessário, o farmacêutico deve fazer um encaminhamento para avaliação médica.

2) Pode-se fazer compressas no local da injeção para alívio de dor?

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias. Elas podem acelerar ou retardar a absorção do medicamento aplicado. Imagine uma insulina NPH ou um anticoncepcional injetável. Eles são aplicados nos tecidos subcutâneo e muscular, respectivamente, e devem ser absorvidos de forma gradual. Acelerar ou atrasar a absorção irá comprometer o tratamento.

No caso de vacinação, é possível e até mesmo comum, o aparecimento de reações adversas locais como dor, hiperestesia, edema, prurido e vermelhidão. Neste caso, compressas frias podem ser utilizadas nas primeiras 24 a 48 horas após a administração da vacina. Não há indicação de uso de compressa quente ou morna no local onde foi realizada a vacinação. Ao orientar sobre a forma de se fazer a compressa e informe que gelo nunca deve ser usado.

Além das vacinas, você pode encontrar medicamentos que contém em bula alguma recomendação específica, por exemplo, indicando a realização de algum tipo de compressa. Neste caso, deve-se seguir as recomendações que o fabricante informa.

3) Medicamentos de uso tópico são indicados?

Nenhum tipo de medicamento tópico como pomadas e cremes são indicados. A presença de substâncias que promovem vasodilatação (como cânfora, mentol) eles podem também promover a aceleração da absorção. E isso não é o indicado, como já foi comentado anteriormente.

4) Há alguma restrição para o cliente que tomou a injeção? Algo a se atentar?

Se nas primeiras horas (ou dias) seguintes à injeção, o paciente não apresentar nenhum tipo de desconforto no local, não há nenhuma a movimentos e atividades rotineiras.

Porém, se houver algum desconforto ou outras manifestações locais, ele deve evitar esforços, movimentos excessivos com o membro correspondente ao local da injeção. Importante também orientá-lo a observar os sinais e sintomas apresentados, se eles estão evoluindo ao longo do tempo. Procurar um profissional de saúde para avaliação do quadro é especialmente importante. Desta forma, você, profissional responsável pela aplicação da injeção, deve sempre se mostrar disponível.

No encerramento do atendimento, informe sobre sua disponibilidade, deixando seu contato. Se houver próximas doses para a mesma prescrição de um medicamento ou próximas doses do esquema vacinal, faça o agendamento dos futuros atendimentos. O uso de cartões com todas as informações (data, horário, contatos) facilita bastante o planejamento de todos. O uso de aplicativos que avisam sobre o agendamento através de lembretes pode ser também uma ótima estratégia. Tanto o estabelecimento quanto o próprio cliente poderão se organizar melhor, otimizar o tempo, estabelecer uma comunicação positiva, além de garantir que as doses prescritas sejam de fato, administradas.

A princípio tudo isso pode parecer simples, parecem meros detalhes, mas fazem uma grande diferença! Tornam a experiência da injeção, a princípio tão negativa, em algo mais agradável. Com atenção e informação, eu diria que é possível até mesmo encantar seus clientes.

Quer ser aprimorar cada vez mais neste tema, para realizar um procedimento correto e oferecer informação atualizada para seus clientes? Cadastre-se neste link para receber conteúdo gratuito produzido pela Aplicar Conteúdos em Saúde.